segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Eco Veículo XC20i

Em 1999, um grupo de estudantes do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra, iniciou o projeto XC. Inicialmente seria apenas o trabalho final de uma disciplina do curso, mas rapidamente o projeto ganhou novos contornos, o objetivo passou a ser a construção de um veículo super econômico para participar da Shell Eco-Marathon. Esta reconhecida prova, na qual participam equipes universitárias internacionais, é uma competição de veículos experimentais cujo objetivo é percorrer a máxima distância com o mínimo consumo energético possível.

"O Eco Veículo é um projeto desenvolvido por uma equipe de professores e alunos do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, em Portugal, e de várias outras instituições.

O objetivo, entre outros, é projetar, construir, testar e desenvolver um veículo automóvel para competir em um evento internacional de economia de energia. A fim de obter um bom desempenho, foram realizados diversos testes, tais como: resistência ao rolamento do veículo em uma linha reta e em curva, a força de tração aerodinâmica. Está sendo desenvolvido um novo motor e sistema de transmissão com alta eficiência energética.

Este projeto tem sido desenvolvido desde 1998. Os melhores desempenhos foram obtidos, até agora, de 2306,8km com um litro de gasolina a uma velocidade média de 24.135 quilômetros por a hora (2009) e 2042km com um litro de gasolina em um velocidade média de 30km/h (2009).

Este projeto tem um caráter pedagógico, uma vez que proporciona uma oportunidade não só para aplicar os conhecimentos adquiridos, dos seus elementos, mas também para desenvolver o seu espírito empresarial e inovação nas atitudes de gestão."

Pedro Carvalheira, PhD. Pedro Carvalheira, PhD.


Na Shell Eco-Marathon participam veículos com vários tipos de propulsão, a equipe do professor Carvalheira apostou no motor de combustão interna. A equipe tem participado desde 1999 nas várias edições da prova. No início, o 'Eco veículo' utilizava um motor adaptado, mais tarde a equipe apostou no desenvolvimento de um motor completamente original.
O protótipo digital e a documentação técnica deste motor foram realizados com o auxílio do Autodesk Inventor 2009. O motor é do tipo ciclo de Atkinson, uma configuração que permite um rendimento superior. A modelagem da carroceria também foi feita no Inventor.
Na 33ª edição da Shell Eco-Marathon, em Rockingham no Reino Unido, o Eco Veículo XC, que já está na versão XC20i, alcançou o primeiro lugar entre as 97 equipes registadas percorrendo 2307 quilometros com 1 litro de gasolina sem chumbo 95. Somando todas as provas em que participou, o Eco veículo percorreu 26.112 km, com cerca de 17 litros de gasolina.

Mais informações no Site Oficial do Eco Veículo XC20i.

Fonte: Inventor Portugal

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