AZAMEC: Autodesk Inventor 100% na Engenharia
A AZAMEC, com sede na cidade de Santo Antônio da Patrulha, Rio Grande do Sul, é uma empresa dedicada ao desenvolvimento e aplicação de tecnologias em indústrias e ao fornecimento de equipamentos com características especiais. A empresa atua no ramo de equipamentos para processamento de chapas e perfis, desde 1986, e atualmente com maior destaque nas linhas de desbobinamento, endireitamento e corte transversal e longitudinal de chapas, linhas especiais para produção de silos, galpões e casas metálicas e equipamentos para laminação de barras, perfis leves e especiais. Em julho de 2007 a Azamec firmou uma parceria com a Máquinas Condor para a comercialização e fabricação de seus equipamentos.
A tecnologia CAD adotada pela empresa para o desenvolvimento dos seus projetos foi o Autodesk Inventor. Implantado na empresa há alguns anos atrás, o software é a solução padrão utilizada em 100% dos projetos.
“A utilização do software Autodesk Inventor permitiu que alcançássemos um nível de produtividade nunca imaginado por nós quando iniciamos o seu uso na versão 5.3. Apesar de termos uma equipe pequena, todos os nossos projetos são feitos com altíssima precisão, alta tecnologia, inovação e com erro ZERO na fabricação. Nossos equipamentos são montados e simulados com todos os parafusos, porcas, rolamentos, etc, diretamente no Inventor. Caso qualquer problema seja percebido, ele é corrigido ainda nos estágios iniciais do projeto. Nossos equipamentos têm a melhor relação custo-benefício do mercado não só graças ao nosso know-how, mas também devido a capacidade de enxugar custos ainda na fase inicial de projeto possibilitada pelo uso de um software como o Inventor. Nosso último grande projeto, um Laminador de Perfis Leves, é o equipamento mais moderno do mundo no seu nicho de atuação. No total são mais de 30 mil peças e ele foi concebido, montado, simulado e detalhado para fabricação inteiramente utilizando Autodesk Inventor”, declara Ricardo de Azambuja, diretor da empresa.
O antes e o depois da tecnologia Autodesk Inventor.
“No início da nossa empresa, em 1986, tudo era feito diretamente na prancheta. Horas e horas eram gastas para fazer os rebatimentos e depois o detalhamento. Quando surgia algum problema ou alteração no projeto praticamente era necessário fazer tudo novamente ou utilizar a famosa gilete para corrigir os riscos de nanquim. Com a introdução do AutoCAD 2D a situação melhorou um pouco, mas ainda eram perdidas horas preciosas em tarefas repetitivas e mecânicas. Após adotarmos o Inventor, ainda na versão 5.3, automaticamente passamos a desenvolver todos os projetos a partir do zero no Inventor. Passamos a dedicar mais tempo para a parte de concepção e melhoramento do projeto do que no desenho e detalhamento propriamente ditos. Trabalhos que levavam mais de um ano passaram a ser feitos, pela mesma equipe, em até 3 meses. Isso resultou em economia com horas-homem, mas principalmente em ganho de qualidade e, com isso, de mercado”, finaliza Azambuja.
Fonte: Grapho News
Nenhum comentário:
Postar um comentário