Pioneira no Brasil na fabricação de equipamentos de movimentação de carga, a Madal Palfinger, de Caxias do Sul/RS, implantou o software Autodesk Inventor para o desenvolvimento de seus produtos e tem obtido excelentes resultados.
Segundo Silvio Gatelli, coordenador de engenharia do produto, “todo projeto é modelado em 3D, inclusive a linha de guindastes Palfinger (em 2001 a Madal passou a fazer parte do grupo austríaco Palfinger AG). Nossa matriz na Áustria utiliza outro software e nos envia o projeto em formato PDF. Durante o processo de nacionalização os componentes são modelados novamente no Autodesk Inventor, a fim de detectar possíveis problemas de montagem devido ao uso de matéria prima nacional, como chapas de aço de maior espessura. Os modelos em 3D nos ajudam também a identificar colisões de componentes do guindaste com os do caminhão (98% dos guindastes são montados sobre caminhões comerciais). Estamos atualmente trabalhando em parceria num projeto novo com uma empresa alemã chamada Sennebogen. Neste projeto precisamos de um índice de nacionalização mínimo de 60%. Desta forma, a maioria dos componentes estão sendo reprojetados. A partir do projeto original conseguimos corrigir muitos problemas através do modelamento em 3D. O Autodesk Inventor tem nos trazido excelentes resultados. Após o uso das soluções GRAPHO/Autodesk, conseguimos reduzir 70% dos erros comparando ao período em que os projetos eram realizados em 2D”.
André Ricardo Moschen, analista técnico de produto, diz que “embora o Catálogo de Peças seja montado no PageMaker, a geração de vistas no Autodesk Inventor eliminou o tempo gasto com interpretação e o redesenho dos conjuntos, agilizando o processo em até 80%. Também são utilizadas as vistas isométricas geradas pelo Inventor para ilustrar o manual de operação e manutenção do guindaste e métodos e processos”. Daniel Augusto Benedetti, projetista de produto, complementa salientando sobre a importância das montagens 3D no Autodesk Inventor. “As montagens nos possibilitam verificar se existem interferências, facilitando alterações do produto ainda no projeto. Também é importante para apresentações do produto antes mesmo de ter sido fabricado, reduzindo ainda o tempo de detalhamento 2D.”
Fonte: Grapho
Nenhum comentário:
Postar um comentário